Por que torcedores do Peñarol estão no Rio de Janeiro hoje (23)

Nesta quarta-feira, 23 de outubro, aproximadamente 250 torcedores do Peñarol, tradicional clube de futebol do Uruguai, foram detidos no Rio de Janeiro após uma série de incidentes violentos no bairro Recreio dos Bandeirantes, localizado na Zona Oeste da cidade.

Os uruguaios, que chegaram à cidade na manhã de hoje, promoveram uma onda de caos que incluiu o incêndio de veículos e o saque a estabelecimentos comerciais.

O episódio deixou muitos cariocas perplexos, questionando o motivo da presença desses torcedores na cidade e o que levou a tamanha violência em um dos principais cartões-postais do Brasil.

Por que torcedores do Peñarol estão no Rio de Janeiro hoje (23)

O motivo da vinda desses torcedores ao Rio de Janeiro é a partida do Peñarol contra o Botafogo no Estádio Nilton Santos, também conhecido como Engenhão, às 21h30, em um dos jogos mais aguardados das semifinais da Copa Libertadores.

A torcida uruguaia viajou para apoiar o time em um jogo crucial para o torneio continental. Entretanto, logo após a chegada de três ônibus de turismo com os torcedores, a situação saiu de controle.

Segundo relatos, a confusão começou no fim da manhã, após um incidente em uma padaria local. Um dos torcedores uruguaios foi flagrado pelas câmeras de segurança furtando um celular.

A prisão em flagrante realizada pela Polícia Militar foi o estopim para o início da desordem. Insatisfeitos com a detenção do compatriota, os torcedores do Peñarol começaram a depredar o comércio local e a enfrentar os policiais que tentavam controlar a situação.

Durante cerca de 80 minutos, o grupo agiu de maneira descontrolada, incendiando veículos, saqueando quiosques e utilizando objetos improvisados, como mesas e paus, para atacar tanto as forças de segurança quanto pessoas presentes na orla.

O tumulto só foi contido com a chegada de reforços do Batalhão de Choque e do Corpo de Bombeiros, que conseguiram dispersar os torcedores e deter grande parte dos envolvidos.

Ao todo, 250 pessoas foram presas, e algumas ficaram feridas no confronto.

Torcedores do Peñarol não vão assistir ao jogo do time

Em reação à violência, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, anunciou que os torcedores detidos não poderão assistir ao jogo e serão escoltados para fora do estado.

A partida entre Botafogo e Peñarol, no entanto, segue confirmada para a noite desta quarta-feira, mesmo diante da tensão gerada pelos eventos mais cedo.

O incidente levantou preocupações sobre a segurança em eventos esportivos de grande porte, especialmente em competições internacionais como a Libertadores, já que não é a primeira vez que um incidente assim ocorre com estes torcedores no Rio de Janeiro.