MDS revela datas oficiais e atualizadas do Bolsa Família de agosto

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), órgão do governo federal que administra os programas sociais, liberou as datas dos pagamentos de agosto do Programa Bolsa Família.

O objetivo do governo federal é permitir que os mais de 21 milhões de beneficiários do novo programa de transferencia de renda, que são em sua esmagadora maioria de grupos familiares em situação de vulnerabilidade social, possam se planejar financeiramente neste oitavo mês de 2024.

Datas oficiais e atualizadas do Bolsa Família de agosto

Contudo, é importante destacar que, em relação aos meses anteriores, não há grandes alterações. Isso porque o benefício segue sendo liberado ao longo dos últimos dez dias úteis do mês, segundo a ordem crescente do dígito final do NIS (Número de Inscrição Social) de cada um.

Sendo assim, famílias com final do NIS 1 recebem primeiro. Depois vem as famílias com final do NIS 2, 3, 4, e assim sucessivamente. A rodada termina no décimo dia útil com os pagamentos das famílias que possuem final do NIS 0. Confira no calendário abaixo:

  • NIS final 1: 19 de agosto (antecipado para 17 de agosto)
  • NIS final 2: 20 de agosto
  • NIS final 3: 21 de agosto
  • NIS final 4: 22 de agosto
  • NIS final 5: 23 de agosto
  • NIS final 6: 26 de agosto (antecipado para 24 de agosto)
  • NIS final 7: 27 de agosto
  • NIS final 8: 28 de agosto
  • NIS final 9: 29 de agosto
  • NIS final 0: 30 de agosto

Os pagamentos de agosto podem ser recebidos através de diversos meios oficiais oferecidos pela Caixa Econômica Federal e pelo governo federal.

O mais comum e mais utilizado é o aplicativo Caixa Tem, por onde é possível receber o benefício e utilizar os valores para pagar contas de água e energia através do próprio app, além de permitir pagamentos de boletos diversos e transferências via PIX.

Antecipações de agosto do Bolsa Família

Vale lembrar que as famílias que vivem em municípios que declararam nos últimos dois meses situação de emergência ou de calamidade pública poderão receber os pagamentos do Bolsa Família no dia 19 de agosto, o primeiro dia oficial dos pagamentos.

Esta mesma antecipação vale para todos os beneficiários que vivem em todos os municípios do estado do Rio Grande do Sul, independentemente do número final do NIS que possuem ou do que diz o calendário oficial.

Por fim, famílias que estão com os pagamentos agendados para as segundas-feiras deverão receber seus benefícios nos sábados imediatamente anteriores as datas oficiais. Isso beneficia em agosto as famílias com finais de NIS 1 e 6, que receberão nos dias 17 e 24 de agosto, respectivamente.