Governo Lula antecipa o pagamento do Bolsa Família em mais de 500 cidades

O Governo Federal, sob a liderança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciou a antecipação do pagamento do Bolsa Família para mais de 500 municípios brasileiros neste mês de agosto.

O programa, que atualmente beneficia cerca de 21 milhões de famílias em situação de vulnerabilidade social, começou a liberar os recursos desde a última segunda-feira, dia 19, e seguirá com os pagamentos até o dia 30 de agosto.

Lula antecipa Bolsa Família em mais de 500 cidades

A medida de antecipação foi tomada para atender especificamente cidades que enfrentaram situações de emergência ou calamidade pública nos últimos dois meses.

Segundo o governo, a antecipação visa a fornecer um alívio imediato para as famílias afetadas por desastres naturais ou outras adversidades que comprometeram suas condições de vida.

No total, 508 municípios de quatro estados foram incluídos nesta rodada de antecipação.

No Rio Grande do Sul, todos os 497 municípios foram contemplados devido às enchentes que devastaram o estado no primeiro semestre de 2024.

Essas cidades continuarão recebendo o benefício no primeiro dia da rodada de pagamentos até dezembro deste ano, em função da extensão dos danos causados pelas enchentes.

Além do Rio Grande do Sul, três municípios do Paraná também tiveram o pagamento antecipado: Goioerê, Peabiru e São Miguel do Iguaçu.

Em Roraima, as cidades de Amajari, Alto Alegre, Caracaraí, Iracema e Mucajaí foram contempladas.

Já no Amazonas, os municípios de Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira receberam a antecipação dos recursos.

Onde receber o Bolsa Família antecipado em agosto?

Os pagamentos do Bolsa Família são realizados por meio do aplicativo Caixa Tem, que permite aos beneficiários realizar transferências, pagamentos e saques.

Para aqueles que não têm acesso ao aplicativo, é possível receber o benefício nas casas lotéricas ou em caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal utilizando o cartão do Bolsa Família.

Quem não possui o cartão pode sacar os valores diretamente nas agências da Caixa, desde que apresente um documento oficial de identificação com foto e o Número de Identificação Social (NIS).

Calendário do Bolsa Família agosto

Para os demais municípios do Brasil, o pagamento segue conforme o calendário regular, que distribui os recursos de acordo com a ordem crescente do último dígito do NIS dos beneficiários.

Dessa forma, recebem primeiro aqueles com final do NIS 1, depois 2, e assim por diante, terminando com o final de NIS 0 no dia 30 de agosto. O cronograma para o mês de agosto é o seguinte:

  • 19 de agosto: NIS final 1
  • 20 de agosto: NIS final 2
  • 21 de agosto: NIS final 3
  • 22 de agosto: NIS final 4
  • 23 de agosto: NIS final 5
  • 26 de agosto: NIS final 6
  • 27 de agosto: NIS final 7
  • 28 de agosto: NIS final 8
  • 29 de agosto: NIS final 9
  • 30 de agosto: NIS final 0

Com essa antecipação, o governo espera garantir que as famílias mais necessitadas tenham acesso aos recursos financeiros com maior agilidade, ajudando a mitigar os impactos das recentes adversidades enfrentadas em diversas regiões do país.