Fim de uma era: Bradesco anuncia encerramento de clico e comunicado surpreende clientes

O comunicado sobre o encerramento da conta digital Bitz pelo Bradesco teve um impacto considerável no panorama financeiro do Brasil. Criada em 2019 para rivalizar com gigantes como Nubank, Inter e PagBank, a conta Bitz conquistou uma extensa clientela, porém não atingiu a sustentabilidade econômica almejada pelo banco. A notificação de encerramento da conta em novembro de 2022 pegou muitos de surpresa.

Os clientes receberam um prazo até 20 de abril de 2023 para utilizar a conta ou resgatar os saldos restantes. Houve questionamentos sobre os motivos pelos quais a conta não conseguiu alcançar a viabilidade econômica desejada pelo banco, apesar de atrair mais de 2 milhões de usuários ao longo de três anos.

Neste texto você encontrará:

Apesar de ter encerrado as atividades da conta Bitz, o banco assegurou apoio aos clientes durante a transição para alternativas digitais, incluindo a conta Bradesco Prime, a conta Bradesco Mais e o Digio, que oferece uma variedade de vantagens aos usuários.

Veja também: Bradesco gera revolta em clientes com fechamento de agências confirmado
Veja também: Banco Bradesco: história, origem, números e serviços do banco de descontos

Reação à decisão do Bradesco

Uma das medidas recentes do Bradesco que gerou descontentamento foi uma decisão de reestruturação. Em um movimento coordenado nesta quarta-feira (03), sindicatos de bancários de todo o país se uniram no Dia Nacional de Luta nas agências do banco, como parte da Campanha Nacional 2024, para protestar contra as mudanças em andamento no banco.

Este movimento ressalta o encerramento de unidades bancárias, a diminuição de oportunidades de emprego e os efeitos adversos para funcionários e clientes. A saúde dos bancários está sendo afetada pelo aumento da carga de trabalho, resultando em mais casos de doenças relacionadas, ao passo que os clientes enfrentam agências mais cheias devido à redução da disponibilidade de unidades.

Números do banco

Em 2023, o Bradesco registrou um lucro líquido recorrente de R$ 16,3 bilhões. Durante a apresentação do balanço ao mercado em fevereiro deste ano, o banco anunciou planos para os próximos cinco anos, que incluem reestruturações significativas, como o encerramento de agências físicas. Este processo já está em curso: de 2019 ao final de 2023, o Bradesco fechou 1.783 agências e 703 postos de atendimento bancário.

Os efeitos dessas alterações também impactaram diretamente os clientes. O Bradesco liderou o ranking de reclamações do Banco Central nos últimos três trimestres de 2023, alcançando o terceiro lugar no último trimestre do ano com 2.007 queixas registradas. Esses números evidenciam claramente que a diminuição de postos de trabalho e o encerramento de agências estão exacerbando os problemas no atendimento aos clientes.