Este chá tem o poder de eliminar os fungos do seu intestino

O orégano é bem conhecido por sua presença em várias receitas culinárias, mas poucas pessoas estão cientes de que o chá feito a partir dessa erva pode trazer diversos benefícios à saúde, incluindo suas propriedades antifúngicas. A nutricionista Bruna Wassouf destaca que a bebida oferece várias vantagens, como combater fungos e protozoários, além de fortalecer a proteção do intestino.

Bruna ressalta que “os compostos presentes na bebida afetam a membrana celular das bactérias prejudiciais, evitando que se reproduzam. Além disso, o chá de orégano é eficaz no combate a fungos que causam infecções, como a candidíase.” Segundo a nutricionista, os benefícios podem ser percebidos após apenas uma semana de consumo regular.

Neste texto você encontrará:

Veja também: Este chá milagroso faz uma limpeza total no seu intestino

Chá de orégano

De acordo com pesquisas, o chá de orégano é capaz de combater protozoários responsáveis por diarreia e outras doenças intestinais. Bruna acrescenta que o chá também estimula a produção de citocinas anti-inflamatórias, ajudando a reduzir a inflamação intestinal e promovendo o crescimento de bactérias benéficas.

Para preparar o chá de orégano, siga os seguintes passos:

  1. Leve 250 ml de água para ferver.
  2. Acrescente uma colher de sopa de orégano seco ou fresco à água fervente.
  3. Diminua o fogo, cubra a panela e deixe a mistura em infusão por 10 minutos.
  4. Coe o chá e consuma-o quente ou morno.

Não adoce o chá, já que ele possui compostos bioativos anti-inflamatórios cuja eficácia pode ser diminuída pela adição de açúcar. É importante destacar que essas informações não substituem a consulta com médicos ou outros profissionais da saúde e bem-estar.

Saúde do intestino

O trato gastrointestinal humano é o lar de trilhões de micro-organismos, como bactérias, fungos e vírus. A quantidade de micro-organismos no corpo é quase igual à quantidade de células humanas, especialmente no intestino grosso, mas apenas 10% a 20% dessas bactérias são compartilhadas entre diferentes pessoas.

Os microbiomas diferem bastante de um indivíduo para outro, sendo influenciados por fatores como dieta e estilo de vida, e afetam diretamente a saúde, o apetite, o peso e o humor. Embora o intestino seja uma das áreas mais pesquisadas do corpo humano, ainda há muito a ser explorado sobre sua complexidade.

A microbiota intestinal é fundamental para a saúde e o bom funcionamento do trato gastrointestinal, e há indícios de que condições como a síndrome do intestino irritável (SII) estão frequentemente relacionadas a um desequilíbrio na microbiota.