Esse filme que está em cartaz foi banido do Qatar por ter beijos demais

Desde sua estreia em 8 de agosto de 2024, o filme ‘É Assim Que Acaba’, com Blake Lively no papel principal, tem atraído um público expressivo. Baseado no renomado best-seller de Colleen Hoover, o filme atingiu um feito notável ao se tornar o mais lucrativo entre dramas e romances desde a reabertura dos cinemas. Além disso, ‘É Assim Que Acaba’ marcou a segunda maior estreia de agosto na história do cinema e a quarta maior abertura do ano de 2024.

No entanto, o filme não teve uma recepção unânime. No Catar, ‘É Assim Que Acaba’ foi proibido pelo Comitê de Censura, a entidade governamental encarregada de regular quais filmes podem ser exibidos no país. A decisão de vetar o longa não se baseia no tema principal da obra, mas sim nas cenas recorrentes de beijo entre as personagens, que foram julgadas inaceitáveis pelas autoridades catarianas.

Neste texto você encontrará:

filme qatar
Poster do filme (Foto: reprodução/AdoroCinema)
Veja também: Deadpool & Wolverine que nada! Esse foi o filme com a maior bilheteria em 2024

Proibição do Qatar

Este episódio faz parte de uma prática comum. O Catar possui uma longa tradição de censura severa sobre filmes estrangeiros, especialmente aqueles que desafiam os padrões culturais e religiosos do país. A política de censura no Catar é predominantemente guiada por critérios culturais e religiosos, com decisões frequentemente fundamentadas nas diretrizes do Ministro da Cultura, Mohammad Mortada.

Nos últimos anos, diversos filmes americanos foram proibidos, como ‘Homem-Aranha: Através do Aranhaverso’ e a comédia ‘Que Horas Eu Te Pego’. A censura também atingiu produções como ‘Lightyear’ e ‘Doutor Estranho no Multiverso da Loucura’, que foram barrados devido à presença de personagens queer e cenas de beijo entre pessoas do mesmo sexo. Outro exemplo é a proibição de ‘Barbie’, que foi vetado por alegadamente “promover a devassidão sexual e a transexualidade”, de acordo com o Los Angeles Times.

História do Filme

Em ‘É Assim Que Acaba’, a história segue Lily Bloom, interpretada por Blake Lively, que acredita ter encontrado seu verdadeiro amor em Ryle, papel de Justin Baldoni. No entanto, quando Ryle revela um comportamento abusivo, Lily se vê obrigada a confrontar seu passado complicado e a decidir se o amor é suficiente para manter seu casamento. A trama se intensifica ainda mais com o retorno de uma pessoa significativa de seu passado.

Trailer do longa (Vídeo: reprodução/Sony Pictures Brasil/Youtube)

O filme quebrou recordes ao atrair mais de 220 mil espectadores em seu primeiro dia nas salas de cinema, estabelecendo um novo marco de audiência para a Sony Pictures. Com esse feito, ‘É Assim Que Acaba’ alcançou a posição de quarta maior estreia na história do estúdio e a maior de 2024.