Como baixar o e-Titulo no celular para ir votar

Neste final de semana, os brasileiros retornam às urnas com o aplicativo e-Título ou com o título de eleitor em mãos para as eleições municipais de 2024, quando serão escolhidos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.

O app, que é uma ferramenta que pode ser utilizada como documento oficial no dia da eleição, substituindo o título de eleitor impresso, é disponibilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para facilitar o processo de votação.

Além disso, o aplicativo oferece diversos serviços úteis para eleitores, como a justificativa de ausência e a consulta ao local de votação.

Como baixar o e-Título no celular para ir votar

Desenvolvido para smartphones, o e-Título elimina a necessidade de carregar o documento físico, simplificando o processo, especialmente para quem perdeu o título ou não tem o documento à mão.

Com o aplicativo, o eleitor tem acesso a informações essenciais diretamente pelo celular, sem depender de outros meios para garantir sua participação no pleito.

Isso porque ele é um aplicativo móvel disponibilizado pela Justiça Eleitoral que permite o acesso à versão digital do título de eleitor, e portanto, ele possui as mesmas informações que o documento impresso, valendo da mesma forma.

Ele pode ser utilizado tanto por eleitores com situação regular quanto por aqueles que possuem o título suspenso. No entanto, eleitores com o título cancelado não conseguem acessar o aplicativo.

Uma das vantagens do e-Título é a inclusão de ferramentas de acessibilidade, sendo projetado para atender pessoas com deficiência visual, baixa visão ou daltonismo, facilitando a navegação e o uso do app.

Além de funcionar como um documento de identificação oficial para votar, o e-Título oferece uma série de outros serviços úteis ao eleitor, como veremos a seguir.

Como baixar o e-Título e quais serviços ele oferece?

Disponível para smartphones com sistemas iOS e Android, o e-Título pode ser baixado diretamente nas lojas de aplicativos Google Play (Android) e App Store (iOS).

O processo é simples: basta procurar o aplicativo pelo nome “e-Título” na loja de apps do seu smartphone, fazer o download e inserir seus dados pessoais, como CPF ou número do título de eleitor, para acessar a plataforma.

Eleitores que ainda não realizaram o cadastro biométrico devem apresentar um documento oficial com foto no momento da votação, juntamente com o aplicativo, já que a versão digital do título sem foto não substitui o documento de identificação.

Além de servir como substituto do título impresso, o e-Título permite acessar diversos serviços importantes, como:

  • Justificativa eleitoral no dia das eleições ou após o pleito;
  • Consulta ao local de votação;
  • Emissão de certidão de quitação eleitoral e de crimes eleitorais;
  • Pagamento de eventuais débitos eleitorais via Pix ou boleto;
  • Cadastro de mesários voluntários.

Com o e-Título, o processo eleitoral se torna mais prático e acessível, garantindo que os eleitores possam exercer seu direito de voto com mais facilidade e segurança.