Bolsa Família AGOSTO: calendário de pagamento será antecipado?

Para agosto, o ministro do Desenvolvimento Social informou que, embora algumas antecipações do Bolsa Família estejam planejadas, nenhuma delas ocorrerá antes da segunda metade do mês. O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) divulgou o calendário oficial de pagamentos e confirmou duas modalidades de antecipação. A nova parcela estará disponível para 20,8 milhões de pessoas a partir do dia 19.

A primeira forma de antecipação é para o final de semana, destinada aos pagamentos que estavam agendados para segundas-feiras. Famílias com o Número de Inscrição Social (NIS) terminados em 1 e 6, que deveriam receber em 19 e 26 de agosto, terão seus pagamentos antecipados para os sábados, 17 e 24 de agosto, respectivamente.

Neste texto você encontrará:

A segunda forma de antecipação é voltada para as famílias que vivem em municípios que foram declarados em situação de emergência ou calamidade pública. Neste mês, as famílias no Rio Grande do Sul, severamente atingidas por enchentes, e em outras regiões afetadas por tempestades, receberão seus benefícios antecipadamente no primeiro dia oficial de pagamento, que será no sábado, 17 de agosto.

Veja também: Vazou a lista de rejeitados do Bolsa Família AGOSTO; veja o seu NIS está incluído

Calendário de agosto

O calendário de pagamentos do Bolsa Família para agosto de 2024 está organizado conforme o final do NIS. As datas são as seguintes:

  • Final do NIS 1: 19 de agosto
  • Final do NIS 2: 20 de agosto
  • Final do NIS 3: 21 de agosto
  • Final do NIS 4: 22 de agosto
  • Final do NIS 5: 23 de agosto
  • Final do NIS 6: 26 de agosto
  • Final do NIS 7: 27 de agosto
  • Final do NIS 8: 28 de agosto
  • Final do NIS 9: 29 de agosto
  • Final do NIS 0: 30 de agosto

Os beneficiários podem consultar e acessar seus pagamentos pelo aplicativo Caixa Tem. Para quem não tem acesso ao aplicativo, é possível realizar saques em caixas eletrônicos, casas lotéricas ou diretamente nas agências da Caixa Econômica Federal.

A Caixa Econômica Federal atualizará as informações sobre a folha de pagamento do Bolsa Família para agosto nesta terça-feira, 6. Apesar de alguns canais já mostrarem se o Bolsa Família está liberado ou bloqueado, o MDS orienta que os beneficiários aguardem o processamento da folha e a atualização oficial, que será disponibilizada em 06/08 em todos os aplicativos.

Valores adicionais do Bolsa Família

O valor do Bolsa Família pode variar de acordo com a composição da família. Além do benefício básico de R$ 600 por mês, há adicionais para grupos específicos, como gestantes, lactantes e crianças e adolescentes de até 18 anos que estão na escola, com um acréscimo de R$ 50 por pessoa.

Além disso, existem benefícios extraordinários de transição para aqueles que recebiam valores maiores em maio de 2023, que foi o último mês das regras anteriores. Esses benefícios serão pagos até maio de 2025 ou até que o valor do Bolsa Família ultrapasse o montante que era concedido até maio de 2023.