Assessor de Ricardo Nunes já trabalhou para Bolsonaro

O cenário político em São Paulo ganhou destaque nacional após o tumultuado debate entre os candidatos à prefeitura, realizado nesta semana, situação em que o assessor do atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), foi agredido pelo assessor do candidato Pablo Marçal (PRTB).

O episódio de agressão ganhou ampla repercussão, e muitos passaram a querer saber mais sobre Duda Lima, o assessor agredido.

Publicitário experiente, Duda Lima é o responsável pela estratégia de comunicação da campanha de Ricardo Nunes.

No entanto, antes de trabalhar para o prefeito, Duda teve um papel relevante na política nacional, atuando na campanha de reeleição de Jair Bolsonaro em 2022.

Assessor de Ricardo Nunes já trabalhou para Bolsonaro

Entenda a situação: No evento, que aconteceu na última segunda-feira (23) no Grupo Flow, uma confusão marcou os minutos finais do debate, que era transmitido no YouTube para todo o país.

Nos instantes finais do debate, Pablo Marçal, candidato pelo PRTB, foi expulso do estúdio após usar por repetidas vezes termos pejorativos contra Ricardo Nunes, candidato à reeleição pelo MDB e atual prefeito de São Paulo.

Após a expulsão, um assessor da equipe de Marçal, o argentino Nahuel Medina, desferiu um soco contra o assessor de Nunes, Duda Lima, o que resultou em uma série de desdobramentos no estúdio.

Após a agressão no debate, Duda Lima foi levado ao hospital, onde recebeu seis pontos próximos ao olho. O agressor, Nahuel Medina, foi conduzido à delegacia para prestar depoimento.

Além disso, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se posicionou fortemente contra Marçal, destacando seu apoio a Ricardo Nunes e criticando a comparação feita por Marçal entre o incidente anterior da cadeirada e o ataque sofrido por Bolsonaro em 2018.

O episódio gerou grande repercussão, colocando ainda mais luz sobre a disputa acirrada pela prefeitura de São Paulo. Isso porque o eleitorado de Bolsonaro, de direita e extrema direita, é disputado por Nunes e Marçal.

Mas quem é Duda Lima, o assessor de Nunes que foi agredido e já trabalhou para Bolsonaro?

Natural de Mogi das Cruzes, São Paulo, Duda Lima, que começou sua carreira no marketing publicitário, já acumulava mais de 20 anos de experiência antes de assumir a campanha de Bolsonaro.

Próximo a Valdemar Costa Neto, presidente do Partido Liberal (PL), ele foi indicado para coordenar a comunicação da campanha do ex-presidente em 2022, com foco na propaganda televisiva e radiofônica.

Embora tenha se destacado por sugerir mudanças na comunicação visual do PL — como a exclusão da cor vermelha, associada a partidos de esquerda — Duda sempre preferiu se manter discreto nos bastidores, evitando o rótulo de “marqueteiro de Bolsonaro”.

Mesmo assim, sua contribuição na campanha de 2022 foi importante, ajudando a destacar programas como o Auxílio Brasil e a ampliação de projetos no Nordeste.

Em 2023, Lima foi convidado a integrar a equipe de Ricardo Nunes, sendo apontado como uma peça-chave na tentativa de reeleição do atual prefeito.

Sua empresa é a maior despesa da campanha de Nunes, somando R$ 4 milhões, e ele tem sido responsável por peças publicitárias que apontam irregularidades de Pablo Marçal, seu principal adversário.