A Caixa Econômica Federal (CEF) confirmou a antecipação do Bolsa Família de julho. Segundo a instituição financeira, os segurados que receberem na segunda-feira, poderão sacar no sábado imediatamente anterior à sua data oficial de pagamento.
Nesse caso, serão contemplados os segurados que recebem no dia 22 e 29 de julho. Isso significa que os beneficiários poderão ter acesso ao pagamento nos respectivamente nos sábados 20 e 27 de julho.
Isso acontece porque a CAIXA realiza o pagamento de forma escalonada, seguindo o último dígito do número de identificação social (NIS) do beneficiário. Sendo assim, confira o calendário completo do mês de julho a seguir:
- NIS de final 1: dia 18 de julho;
- NIS de final 2: dia 19 de julho;
- NIS de final 3: dia 22 de julho (antecipado para o sábado 20);
- NIS de final 4: dia 23 de julho;
- NIS de final 5: dia 24 de julho;
- NIS de final 6: dia 25 de julho;
- NIS de final 7: dia 26 de julho;
- NIS de final 8: dia 29 de julho (antecipado para o sábado 27);
- NIS de final 9: dia 30 de julho;
- NIS de final 0: dia 31 de julho.
Vale mencionar que, para ter acesso ao benefício de forma antecipada, os segurados precisam usar o aplicativo do Caixa Tem. Com o app, o titular pode fazer transferências bancárias, PIX, recargas telefônicas e o pagamento de boletos, tudo isso sem precisar ir a uma agência da Caixa Econômica.
Mais antecipações do Bolsa Família
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) também confirmou a antecipação do pagamento do Bolsa Família para os segurados que vivem em cidades que decretaram estado de emergência ou calamidade pública.
Sendo assim, famílias que moram em regiões afetadas pelas chuvas, como é o caso das cidades do Rio Grande do Sul, e famílias que moram em regiões afetadas pela seca e queimada, como é o caso do Estado do Mato Grosso do Sul, serão contempladas por essa antecipação.
Nesse caso, o benefício deve ficar disponível já no primeiro dia de pagamento, ou seja, dia 18 de julho. Todos os segurados que vivem em regiões decretaram o estado de emergência e calamidade pública poderão sacar o benefício. Isso significa que não será levado em consideração o NIS do titular.
Como sacar o Bolsa Família de julho
O saque do Bolsa Família pode ser feito em qualquer ponto de atendimento da CAIXA, como agências, lotéricas, caixas eletrônicos e pontos de autoatendimento Caixa Aqui. Para isso, o titular precisa ter em mãos o cartão Bolsa Família. Também podem ser usados o Cartão Cidadão e o Cartão Auxílio Brasil.
O titular sem cartão poderá sacar na boca do caixa, mediante a apresentação de um documento original com foto. Outra forma de sacar sem o cartão é com o aplicativo do Caixa Tem. Nesse caso, o titular deve ir ao ponto de atendimento e realizar os seguinte passos:
- Passo 1: abra o aplicativo do Caixa Tem no seu celular;
- Passo 2: digite o seu CPF e senha para fazer login;
- Passo 3: clique em Saque sem cartão;
- Passo 4: clique em Gerar código para saque – é importante informar que o código tem validade de 1 hora, caso não consiga sacar nesse prazo, é preciso gerar um novo código no Caixa Tem;
- Passo 5: digite a sua senha do aplicativo do Caixa Tem;
- Passo 6: digite o código no caixa eletrônico, Lotérica ou correspondente Caixa Aqui;
- Passo 7: clique no botão Entrar no teclado no caixa eletrônico;
- Passo 8: clique no botão Saque Caixa Tem;
- Passo 9: digite o seu CPF;
- Passo 10: Digite o código que você recebeu no aplicativo do Caixa Tem e clique em Entrar;
- Passo 11: escolha o valor que deseja sacar;
- Passo 12: seu saque será autorizado. Espere a liberação do dinheiro.