Fiz um PIX errado! O que devo fazer?

O sistema de pagamento instantâneo transformou as transações financeiras, oferecendo maior rapidez e conveniência. No entanto, é essencial manter cuidado extra para evitar equívocos, como enviar um PIX para o destinatário incorreto. Embora exista um mecanismo de devolução para casos de fraude, ele não abrange erros cometidos pelo próprio usuário.

Em casos de envio errado de um PIX, a recomendação é tentar entrar em contato com o destinatário e solicitar a devolução, que depende exclusivamente da cooperação da pessoa. Se isso ocorrer, o primeiro passo é contatar diretamente quem recebeu o valor e pedir o reembolso.

Neste texto você encontrará:

Veja também: Como vai funcionar o PIX por aproximação

Recuperação e cuidados

Se não houver resposta ou se você não conseguir localizar o destinatário, é aconselhável procurar sua agência bancária, que poderá intermediar o contato com o banco da outra pessoa para tentar recuperar o montante. Caso o pedido de devolução seja ignorado, o próximo passo é registrar um Boletim de Ocorrência. Se a situação não for resolvida, acionar a Justiça é uma alternativa para buscar uma solução definitiva.

A melhor maneira de evitar problemas com o PIX é a prevenção, pois os mecanismos de devolução não asseguram o retorno do valor. Algumas dicas para evitar erros incluem:

  • Utilizar o QR Code sempre que possível, diminuindo a chance de erros na digitação;
  • Verificar cuidadosamente todos os dados da transação antes de finalizá-la;
  • Evitar realizar PIX por meio de links recebidos, preferindo o aplicativo ou site oficial do banco;
  • Confirmar a confiabilidade da loja ao fazer compras online via PIX.

Fraude no PIX

Em casos de fraude, há um procedimento específico para tentar recuperar o valor. O Mecanismo Especial de Devolução (MED), criado pelo Banco Central, pode ser acionado quando o usuário percebe que foi alvo de um golpe logo após realizar a transferência. Vale destacar que o MED não assegura a devolução, embora seja útil em situações de falhas operacionais, como transações duplicadas.

Caso você desconfie de fraude após fazer um PIX, entre em contato com seu banco o mais rápido possível. O Mecanismo Especial de Devolução (MED) pode ser solicitado em até 80 dias após a transação. O banco notificará a instituição financeira do possível fraudador, e o valor será bloqueado na conta do destinatário.

As instituições bancárias têm um prazo de até sete dias para investigar a situação. Se a fraude for confirmada, o montante será devolvido ao usuário dentro de 96 horas. Caso a fraude não seja comprovada, o valor é liberado para o recebedor. Caso você receba um PIX por engano, a solução para o problema é bastante simples: utilize a opção “Devolver” que está disponível nos aplicativos bancários.