Serasa divulga lista de CPF que foram sorteados para encerrarem suas dívidas

Atualmente, mais de 60 milhões de brasileiros enfrentam problemas financeiros devido a dívidas atrasadas, uma situação que costuma resultar na inclusão dos nomes em bancos de dados de proteção ao crédito, como o Serasa ou SPC.

Estar com o nome negativado nesses sistemas restringe o acesso a novos créditos, financiamentos e dificulta até mesmo a compra parcelada de produtos e serviços, limitando as opções financeiras dos devedores.

Contudo, todos os meses, milhares de pessoas têm suas dívidas retiradas desses cadastros, e a Serasa recentemente explicou em que situações isso ocorre e qual é o melhor caminho para quem deseja resolver suas pendências.

Serasa divulga devedores que encerrarem suas dívidas

Segundo a instituição, existem algumas formas de ter o nome removido dos registros de inadimplência, sendo a mais comum o pagamento ou renegociação da dívida.

No entanto, há também situações em que a retirada da dívida acontece automaticamente.

A exclusão automática da dívida dos bancos de dados de proteção ao crédito ocorre quando ela “caduca”, o que significa que completou cinco anos sem ser paga.

Após esse período, por força do Código de Defesa do Consumidor, a dívida deixa de constar no Serasa e no SPC.

Isso significa que o CPF do devedor não aparece mais como negativado nesses cadastros, mesmo que o valor da dívida ainda não tenha sido quitado.

Apesar disso, a Serasa alerta que o fato da dívida sair do banco de dados após cinco anos não significa que ela foi perdoada ou extinta.

As empresas credoras ainda têm o direito de cobrar o valor devido, seja por meio de cobranças diretas, protestos em cartório ou até por ações judiciais.

Portanto, é importante que o devedor verifique se há dívidas ainda ativas mesmo que não constem mais nos cadastros de inadimplência.

Serasa recomenda renegociação de dívidas com descontos

Para aqueles que desejam resolver suas pendências financeiras de forma definitiva e evitar problemas futuros, a Serasa recomenda a participação em feirões de renegociação de dívidas.

Esses eventos, organizados pela própria Serasa em parceria com diversas empresas, oferecem condições especiais para o pagamento de dívidas, como descontos de até 90% e parcelamentos acessíveis.

O consumidor pode acessar a plataforma do Serasa, consultar suas dívidas, escolher as melhores ofertas e quitar seus débitos de forma rápida e segura.

Participar dessas campanhas é uma forma eficaz de limpar o nome sem a necessidade de esperar cinco anos para que a dívida caduca, além de permitir o reestabelecimento do crédito de forma mais rápida e menos onerosa.