Quanto tempo leva para ser aprovado no Auxílio Gás?

O governo federal, através do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), oferece uma série de benefícios para famílias vulneráveis, e um deles é o Auxílio Gás, que paga a quantia média nacional de um botijão de gás de cozinha de 13kg.

O objetivo do programa é auxiliar essas famílias com a compra do botijão, item essencial na maior parte das casas brasileiras. Contudo, muitos ainda buscam saber como se inscrever para receber e quanto tempo leva para ser aprovado.

Quanto tempo leva para ser aprovado no Auxílio Gás?

Sendo assim, é necessário explicar logo de inicio que, segundo as regras do Programa Auxílio Gás dos Brasileiros, todas as famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) com renda mensal abaixo de meio salário mínimo (R$ 706) por pessoa tem direito de receber o benefício.

Isso totaliza cerca de 40 milhões de famílias vulneráveis, incluindo as quase 21 milhões que já recebem atualmente o Bolsa Família todos os meses. No entanto, na realidade, somente apenas seis milhões de famílias recebem, devido a limitações orçamentárias.

De acordo com o governo federal, não há recursos financeiros suficientes para pagar todos com direito ao benefício, e por isso ele é distribuído apenas para as famílias do CadÚnico com as menores renda, as mais numerosas e as que moram nos municípios mais carentes e distantes dos grandes centros.

Também estão entre as quase seis milhões de famílias que recebem o Auxílio Gás aqueles grupos familiares com mulheres que foram vítimas de violência doméstica, além de famílias que com pessoas idosas ou deficientes que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Mas qual o prazo para ser aprovado no Auxílio Gás?

Ou seja, o Auxílio Gás deveria ser pago para mais de 40 milhões de famílias, e por falta de investimento do governo ele é pago somente para seis milhões. E na pratica, o que ocorre, é que novas famílias não são incluídas na folha de pagamentos do programa, e mesmo que tenham direito não recebem.

Portanto, ainda que a família atenda a todas as regras descritas acima, procure um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e se inscreva, ela não será incluída na folha de pagamentos.

Assim, não é possível informar qual o prazo para ser aprovado, uma vez que o programa não aprova novos beneficiários, e só recebem o benefício a cada dois meses aqueles que já receberam nos meses anteriores, desde que se enquadrem nas situações de triagem descritas acima.