Inscritos no CadÚnico agora podem fazer reservas em Universidade Pública; veja como se cadastrar

A partir de 2025, candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) poderão garantir vagas em cursos de graduação na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), localizada em São Paulo.

A medida, implementada pela instituição, estabelece que o CadÚnico será o único critério para a verificação da condição de renda dos candidatos que concorrerem às vagas reservadas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Inscritos no CadÚnico agora podem fazer reservas em Universidade Pública

O novo procedimento visa facilitar e agilizar o processo de ingresso na universidade, beneficiando estudantes de famílias com renda familiar igual ou inferior a um salário mínimo (R$ 1.412) por pessoa.

Para efetivar a reserva da vaga, será exigido o Extrato de Consulta Completa do CadÚnico, um documento oficial que comprova a inscrição no sistema.

Este extrato, que pode demorar até 90 dias para ser emitido, deve ser solicitado após o recebimento do Número de Identificação Social (NIS), emitido pela Caixa Econômica Federal depois que a família se inscreve no CadÚnico.

De acordo com Djalma Ribeiro, pró-reitor de Assuntos Comunitários e Estudantis da UFSCar, a adoção do CadÚnico como único instrumento de verificação de renda representa um avanço na simplificação do processo seletivo.

Antes dessa mudança, os candidatos eram obrigados a reunir e apresentar uma extensa lista de documentos, tanto pessoais quanto de todos os membros da família, para comprovar o direito à reserva de vaga.

Além disso, a avaliação dos documentos ocorria em um curto prazo, o que muitas vezes gerava dificuldades para os candidatos.

“Essa nova abordagem centraliza e facilita a comprovação de renda, garantindo maior eficiência na análise e menos burocracia para os estudantes que já enfrentam uma série de desafios durante o processo de seleção universitária”, afirmou Ribeiro.

Como se cadastrar no CadÚnico e reservar vaga na UFSCar

Para aqueles que ainda não estão cadastrados no CadÚnico ou precisam atualizar seus dados, é necessário comparecer a um posto de atendimento do programa na cidade de residência, ou em um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

O site oficial do CadÚnico (cadunico.dataprev.gov.br) oferece uma lista de locais de atendimento, onde o cadastro pode ser realizado ou atualizado.

Para a inscrição, é necessário apresentar documentos originais de todos os membros da família.

Entre os documentos exigidos estão: RG, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho digital, comprovantes de renda (se houver) e de residência.

No caso de menores de 18 anos, são requeridos certidão de nascimento, RG, CPF e declaração escolar.

Essa nova diretriz da UFSCar reflete o compromisso da universidade em ampliar o acesso à educação superior para as populações mais vulneráveis, reafirmando a importância das políticas de inclusão social no ensino público.